Relação de trabalhos selecionados para o Ebook Ciências, Artes e Humanidades
TÍTULO | AUTOR(ES) | ÁREA TEMÁTICA |
“SUSTAINING MEMORY”, OSMAN LINS’ NOTES IN ITALY | MARIA ARACY BONFIM | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
(R)EXISTÊNCIA E MODOS DE VIDA CONTRA-HEGEMÔNICOS NO FILME PIRIPKURA | DOMINGOS DE JESUS COSTA PEREIRA FILHO, VALÉRIO AMÓS DOS SANTOS SILVA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
“ARTHUR LESS DANDO A VOLTA AO MUNDO! UM ATO COSMONÁUTICO POR NATUREZA”: A REPRESENTAÇÃO DA JORNADA EXTERNA E INTERNA EM LESS, DE ANDREW SEAN GREER | GABRIEL DE JESUS DOS ANJOS COSTA, LOURRANY EMANOELLY GASPAR COSTA, MARIA ARACY BONFIM SERRA PINTO | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
“DISTRAÍDA NA VERDURA”, DE ARLINDO BARBEITOS & “ELEGIA”, DE NELSON SAÚTE: AMBIVALÊNCIAS POÉTICAS COMO CICATRIZ DO REAL | EDIMILSON RODRIGUES | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
“E QUEM ME ESCUTA?” EFETIVAÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL NO BAIRRO BACURI EM IMPERATRIZ (MA) PELO BOLSA FAMÍLIA | JOSÉ HENRIQUE SOUSA ASSAI, RAMON SANTOS LOPES | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
“GRATILUZ”: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SILENCIAMENTO DO SOFRIMENTO E SUA RELAÇÃO COM O IMPERATIVO DE FELICIDADE CONTEMPORÂNEO | BRUNA LETICIA SABOIA DE CASTRO, CAROLINE GONZAGA TORRES | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
“OK, GOOGLE!”: PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM O GOOGLE ASSISTENTE | JEAN CARLOS DA SILVA MONTEIRO | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
3 EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: DIÁLOGOS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE TRABALHAR PEDAGOGICAMENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS TEMAS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE, É DE SUMA IMPORTÂNCIA NO SENTIDO DE C | ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE, BRENDA ABIGAIL FREIRE DE JESUS COELHO, GILVANE LINO | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
A ADVOCACIA DATIVA CRIMINAL E O DIREITO À ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA E INTEGRAL: FUNÇÃO SOCIAL, DIÁLOGOS E DESAFIOS | ABRAHAO ALEXANDRE BARROS DE LIMA, ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
A ATUAÇÃO DO MEMORIAL DA CIDADE DE CODÓ NA FOMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | BRUNA ESTERFANYA RODRIGUES PEREIRA, CAROLYNE DE JESUS CANTANHEDE MOREIRA, CINTHIA DOS SANTOS MOREIRA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
A BAIXADA DO MARANHÃO EM DIÁLOGOS E OUTRAS RAÍZES | MANOEL DE JESUS BARROS MARTINS, MARCELO AZEVEDO TRINDADE | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
A CERÂMICA COMO LINGUAGEM ARTÍSTICA NA PESQUISA DE CRIAÇÃO DO PRODUTO INSTRUCIONAL DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO | WALTER RODRIGUES MARQUES, PAULO CÉSAR ALVES DE CARVALHO, JOÃO FORTUNATO SOARES DE QUADROS JÚNIOR | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
A CONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE O RACISMO E NECROPOLÍTICA NA TEVÊ: UMA ANÁLISE DA COBERTURA JORNALÍSTICA NO FANTÁSTICO E NO DOMINGO ESPETACULAR SOBRE O CASO MARIELLE FRANCO | PATRÍCIO CAVALCANTI DE LIMA, MONALISA PONTES XAVIER | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
A COR DA UTOPIA: UMA ANÁLISE DO POEMA CÉU UTÓPICO PARA FAMÍLIA AMARELA DE ANTONIO AÍLTON | CÉSAR HENRIQUE DE PAULA BORRALHO | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
A CULPA E O TRABALHO: UMA PESQUISA A PARTIR DA PSICANÁLISE | ALINE GABRIELE FÉLIX LIMA, ISALENA SANTOS CARVALHO | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO CASO RAPOSA SERRA DO SOL E SEUS EFEITOS NA DEMARCAÇÃO DA TERRA INDÍGENA PORQUINHOS DOS CANELA-APANYEKRÁ/MA | YASMIN DE MARIA COSTA GUIMARÃES, JORGE ALBERTO MENDES SEREJO | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
A DESSACRALIZAÇÃO DO CORPO: UMA VISÃO NIETZSCHEANA DA OBRA VIA CRUCIS DO CORPO – MISS ALGRAVE. | ERICA COSTA SOUSA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
A DIVERSIDADE DO FALAR MARANHENSE: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-LEXICAL DAS DENOMINAÇÕES ATRIBUÍDAS AO ÓRGÃO SEXUAL FEMININO | DANIEL CORDEIRO DOS SANTOS, GEORGIANA MÁRCIA OLIVEIRA SANTOS | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
A EXPERIÊNCIA DO TEMPO EM PAUL RICOEUR COMO PROPOSTA DE ANÁLISE DA CANÇÃO ORAÇÃO AO TEMPO, DE CAETANO VELOSO | JOCILENE MARY FURTADO LIMA DA SILVA, RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
A EXPRESSÃO AFETIVA DO CORPO NA EXPERIÊNCIA DA COMPANHIA TEATRAL UEINZZ: PISTAS PARA UMA CLÍNICA EM PSICOLOGIA | MONISE RAFAELA DA SILVA TODON, ADRIANA BARIN DE AZEVEDO | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA NA DIMENSÃO DA INOVAÇÃO CURRICULAR | RISAELMA DE JESUS ARCANJO MOURA CORDEIRO, GIRLEANE ASSUNÇÃO DOS SANTOS ARAÚJO | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
A HIPERSSEXUALIZAÇÃO DO HOMEM NEGRO: UMA ANÁLISE NA CONTÍSTICA AFRO-BRASILEIRA | JOSÉ GIERBSON LIMA DE OLIVEIRA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
A HISTÓRIA DOS SINDICATOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL: PROPOSTA DE PERIODIZAÇÃO | MARIA EDUARDA SOUZA MEDEIROS, ARTUR CARVALHO LOBATO, RAMON LUÍS DE SANTANA ALCÂNTARA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
A HYLÉ E SUA IMPORT NCIA PARA O TRABALHO DO PSICÓLOGO CLÍNICO | JEAN MARLOS PINHEIRO BORBA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL | ELY FRANKSON CARDOSO MORAIS | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
A INFLUÊNCIA DO COLONIALISMO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO NEGRO BRASILEIRO: UMA LEITURA A PARTIR DE LÉLIA GONZÁLEZ | THALLYSON FELIPE ALVES CAMPOS, MARIA OLÍLIA SERRA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
A INSERÇÃO DAS MULHERES NAS ARTES VISUAIS DO MARANHÃO: CONTEXTO HISTÓRICO E PROCESSOS DE FORMAÇÃO (1895-1920) | ANA RAQUEL DA SILVA FARIAS, MARIANA ESTELLITA LINS SILVA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
A INTERSECCIONALIDADE ENQUANTO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE CARREIRAS ARTÍSTICAS | JEFFERSON DANTAS SANTOS, CAROLINA CONCESSO FERREIRA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
A INTERSECCIONALIDADE ENQUANTO FERRAMENTA DE ANÁLISE DE CARREIRAS ARTÍSTICAS | JEFFERSON DANTAS SANTOS, CAROLINA CONCESSO FERREIRA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NEGRAS NA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE SIMONE DE BEAUVOIR E GRADA KILOMBA ACERCA DA CATEGORIA “OUTRO/A” E “OUTRIDADE” | LEONICE DA CONCEIÇÃO PINHEIRO SILVA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
A LEITURA COMO EXPRESSÃO DO DIREITO A CULTURA PREVISTO CONSTITUCIONALMENTE: RELATO DE UM PROJETO EM LÍNGUA INGLESA | ANA ALICE TORRES SAMPAIO, ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA, KÁTIA DO PERPÉTUO SOCORRO VIANA DOS SANTOS DE ALENCAR, SIMONE FRANÇA PINHEIRO | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
A LINGUAGEM E A VERDADE EM NIETZSCHE: A DESCONSTRUÇÃO DA METAFÍSICA E A ASCENSÃO DA PERSPECTIVA EXTRAMORAL | LEONICE DA CONCEIÇÃO PINHEIRO SILVA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
A LINGUAGEM LITERÁRIA COMO CAMINHO DE FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO | WALERIA LINDOSO DANTAS ASSIS, THIAGO COELHO SILVEIRA | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
A MATERIALIDADE SIMBÓLICA DO SILÊNCIO: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O SILENCIAMENTO | HANNA GABRIELLE DO VALE ALMEIDA, VICTÓRIA BRITO MOURA ERICEIRA DE FUNDORA, MONICA FONTENELLE CARNEIRO, CÁSSIUS GUIMARÃES CHAI | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
A MODULAÇÃO DAS SUBJETIVIDADES POR NANORROBÔS NAS SOCIEDADES DE CONTROLE: UM OLHAR PELA PSICOLOGIA POLÍTICA | GIAN CARLOS GALHARDO, ADRIANA BARIN DE AZEVEDO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
A NATUREZA DO DIÁLOGO DE HANNAH ARENDT COM A ANTIGUIDADE | CARLOS FERNANDO SILVA BRITO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
A PIEDADE EM ROUSSEAU: FUNDAMENTOS E TRANSFORMAÇÕES | KLISMAN LUCAS DE SOUSA CASTRO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
A POLÍTICA NA MODERNIDADE À LUZ DAS OBRAS E DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT | JOSIAS DE JESUS LIMA FILHO, MARIA DO SOCORRO GONÇALVES DA COSTA | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DE UMA PRÁXIS FORMADORA DA CIDADANIA ATIVA | DAYANA DE JESUS CARVALHO PEREIRA, FRANCISCO VALDÉRIO | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
A PRESENÇA FÍSICA E O ABANDONO AFETIVO: AS REPERCUSSÕES JURÍDICAS DA PARENTALIDADE DISTRAÍDA E OS SEUS IMPACTOS NA INFÂNCIA | ISABELA PRASERES CAMPOS, MARIANA SARAIVA SOUSA CHAVES, CLARA GUEDES CUTRIM | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
A PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL: A INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL | IGOR SERAFIM FONTENELE | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
A REDE DEFESA E PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA O COMBATE AOS EPISÓDIOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICIPIO DE CODÓ- MA | JOSELENE MARIA BRITO MARTINS, MARIA DO SOCORRO GONÇALVES DA COSTA | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E “APLICAÇÕES” DO NOVO CURRÍCULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO | LUIS PHELIPE NUNES DA SILVA, WILLIAM DE GOES RIBEIRO, JANIARA DE LIMA MEDEIROS | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
A RELAÇÃO ENTRE PODER E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT | MAYLON GUSTAVO CARREIRA CAMPÊLO, CARLOS FERNANDO SILVA BRITO | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
A RELAÇÃO NATUREZA E INDIVÍDUO: UMA LEITURA CRÍTICA DA OBRA “AS TRÊS ECOLOGIAS” DE FÉLIX GUATTARI | MARIA DO SOCORRO GONÇALVES COSTA, JOSÉ RAIMUNDO LIMA DA SILVA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
A RESISTÊNCIA POÉTICA DE ODETE SEMEDO COMO EXPRESSÃO DE UMA LITERATURA MENOR | GUSTAVO SILVA DE SOUSA, MÁRCIA MANIR MIGUEL FEITOSA, CLÁUDIA LETÍCIA GONÇALVES MORAES | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
A SENESCÊNCIA FEMININA: CLIMATÉRIO E SEUS IMPACTOS À SAÚDE MENTAL DA MULHER | ARTUR SÉRGIO BASTOS DE OLIVEIRA, LEILSE VERISSIMO COSTA LEITE | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
A TEMPORALIDADE VERBAL NO CONTO A FUGA DE CLARICE LISPECTOR: O VERBO COMO CATEGORIA DÊITICA NA MARCAÇÃO DO TEMPO | SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL, MARIA REGINA COELHO COSTA MORAES | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
A TEORIA KANTIANA DO CONHECIMENTO E A PEDAGOGIA DE VYGOTSKY: APROXIMAÇÕES FILOSÓFICAS | FERNANDA FACUNDES DOS SANTOS, CESAR AUGUSTO DE ALENCAR | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
A TESE DIALETEÍSTA: O DIALETEÍSMO NOS ENSAIOS DE NEWTON DA COSTA. | ALINNE CARDOSO CRUZ, EDERSON SAFRA MELO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A CONSOLIDAÇÃO DOS ODS: DO CONCEITO À AÇÃO GLOBAL | CLAUDIA MARIA DA SILVA BEZERRA, EUDES VITOR BEZERRA, LUIZ EDUARDO SIMÕES DE SOUZA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
A VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL NO CAMPO ESPAÇOS E HABITAÇÃO: UMA ANÁLISE SOCIODIALETAL DAS QUESTÕES 184, 187 E 191 NO LESTE E OESTE MARANHENSE | JEFFERSON MENDES DIAS, GEORGIANA MÁRCIA FERREIRA SANTOS | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
A VIOLÊNCIA DO NÃO-DITO: UM EXAME DO SILENCIAMENTO DE GRUPOS GEOPOLITICAMENTE VULNERÁVEIS ANTE A ANÁLISE CRÍTICO-DISCURSIVA. | MARIA EDUARDA GALVÃO, CÁSSIUS GUIMARÃES CHAI, MONICA FONTENELLE CARNEIRO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
AÇÕES DOS ÓRGÃOS ESTATAIS NA LUTA PELA CONQUISTA DOS DIREITOS DAS MULHERES NO BRASIL | CLEYSSIANNE DE JESUS PEREIRA, BRUNA DA SILVA PONTES, ISABELA FONTES CORDEIRO, MARTINHO RAMOS CALDAS NETO, ALYNE MENDES CALDAS | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
AFIRMAÇÃO DE NEGRITUDES E PRÁXIS DECOLONIAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS (RE)EXISTÊNCIAS IDENTITÁRIAS NOS CONTOS “TAPETE VOADOR” (2016), DE CRISTIANE SOBRAL, E “ZONA DE DESCONFORTO” (2018), DE LINDEVANIA MARTINS | THAÍS NASCIMENTO DA SILVA, CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
AFROSOFIA E ECOSOFIA: PERSPECTIVAS PARA PENSARMOS NO SÉCULO XXI | LUIZ MANOEL LOPES, VANDILSON FERREIRA, EMANUEL GABRIEL CORDEIRO DA ROCHA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
AGLOMERADOS SUBNORMAIS: A EXPRESSÃO DA DESIGUALDADE | VITÓRIA NERES CARNEIRO, SHIRLEY CRISTINA DOS SANTOS | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
AILTON KRENAK E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS: UMA CHAMADA PARA A REGENERAÇÃO DO PLANETA | LUDMILLA VALENTE VIANA SILVA, LUÍS CARLOS SERRA AMORIM FILHO, ARKLEY MARQUES BANDEIRA, ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
AMOR EM TEMPOS DE INCERTEZA: A INFLUÊNCIA SOCIAL ADVERSA NAS RELAÇÕES AMOROSAS À LUZ DE FREUD, MARCUSE E BAUMAN | CÉSAR HENRIQUE DE PAULA BORRALHO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
ANÁLISE ACERCA DO CONCEITO DE BANALIDADE DO MAL EM HANNAH ARENDT | ISNARA MARIA FRAZÃO DOS SANTOS, . ZILMARA VIANA DE JESUS CARVALHO, FLÁVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
ANTOINE SAINT EXUPÉRY E A CARACTERIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO EM: “O PEQUENO PRÍNCIPE” | GLAUBER DE SOUSA SILVA | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
ARTE ENQUANTO EXPRESSÃO FILOSÓFICA: UMA ABORDAGEM DO NU ARTÍSTICO EM EGON SCHIELE | JOSÉ HENRIQUE SOUSA ASSAI, WENDY EMILY SILVA DOS SANTOS | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
ARTES, CULTURA E MEMÓRIA: TAMBOR DE CRIOULA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. | LUCIANE CRISTINA DE SOUZA MARQUES | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
AS FORMULAÇÕES LINGUAGEM-MUNDO E PENSAMENTO-REALIDADE: SIMILARIDADE OU DISSIMILARIDADE? | MÁRCIO SANTOS DE SANTANA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
AS TENSÕES EPISTEMOLÓGICA E POLÍTICA DOS CURRICULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS, QUAL O LUGAR DOS ESTUDOS AFRICANOS? | ELIANA ROSA DE OLIVEIRA SANTOS, HERLI DE SOUSA CARVALHO, GEOÉSLEY JOSÉ NEGREIROS MENDES | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E CULTURAIS SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | THELMA HELENA COSTA CHAHINI, JOSÉ AUGUSTO CUTRIM GOMES, KARIANE FERREIRA ALVES PEREIRA, SIMORELDA ALVES FERREIRA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
ATIVAÇÃO COMPORTAMENTAL PARA DEPRESSÃO: DESCRIÇÃO DE CASO CLÍNICO | JACKELINE MACEDO, NAZARÉ COSTA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
CARTOGRAFIA DAS INFÂNCIAS RURAIS SOB O PRISMA DA PESPERCTIVA TRANSPESSOAL | JACIANA DE ARAUJO SILVA, DJAILTON PEREIRA DA CUNHA | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
CERLETTI, ALEJANDRO. O ENSINO DE FILOSOFIA COMO PROBLEMA FILOSÓFICO. TRADUÇÃO DE INGRID XAVIER. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2009. | JÔNATAS VIÉGAS DA SILVA, PLÍNIO SANTOS FONTENELLE | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
CIÊNCIA, POLÍTICA E PODER: O CONHECIMENTO DAS POTENCIALIDADES NATURAIS DO NORTE DA AMÉRICA PORTUGUESA – SÉCULO XVIII | ALESSANDRA CRISTINA COSTA MONTEIRO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
CINEMA E EDUCAÇÃO EM WALTER BENJAMIN: UMA PERCEPÇÃO PARA O ENTENDIMENTO EM SALA DE AULA | RICO PINHEIRO LIMA, PLÍNIO SANTOS FONTENELLE | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
CINZAS DE NARCISO | CÉSAR HENRIQUE DE PAULA BORRALHO | 11. PRODUÇÃO ARTÍSTICA/CULTURAL: (ARTES VISUAIS; CONTOS; CRÔNICAS; PEÇAS MUSICAIS; PEÇAS TEATRAIS; POEMAS; POESIA; OUTRAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS/CULTURAIS). |
CÓDIGO DISCIPLINAR NO ENSINO DE HISTÓRIA: SILENCIAMENTOS DA MARANHENSIDADE NA SALA DE AULA | MARCIO GOMES BRAGA, MARIZE HELENA DE CAMPOS | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
COMO QUEBRAR O CICLO? | WERDESON MÁRIO CAVALCANTE OLIMPIO | 11. PRODUÇÃO ARTÍSTICA/CULTURAL: (ARTES VISUAIS; CONTOS; CRÔNICAS; PEÇAS MUSICAIS; PEÇAS TEATRAIS; POEMAS; POESIA; OUTRAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS/CULTURAIS). |
COMUNIDADE TRADICIONAL DO CAJUEIRO, SITUADA EM SÃO LUÍS NO MARANHÃO: RACISMO AMBIENTAL, CONFLITOS E LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA TERRITORIALIDADE | NYEDJA REJANE TAVARES LIMA, SUELEN CIPRIANO MILHOMEM DANTAS | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
CONFLITOS AMBIENTAIS E VULNERABILIDADE HABITACIONAL: DETERMINAÇÕES DA INJUSTIÇA AMBIENTAL SOB A PERSPECTIVA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL | DELMO MATTOS DA SILVA, DALINAJARA OYAMA HOMMA DE ARAÚJO | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DOS VALORES | LUCIO CARLOS DIAS OLIVEIRA, BRUNO LEONARDO DIAS OLIVEIRA, RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA MENDES, CARLA DE AZEVEDO VERAS, ITANIO SILVA SOARES | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DOS VALORES | LUCIO CARLOS DIAS OLIVEIRA, BRUNO LEONARDO DIAS OLIVEIRA, RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA MENDES, CARLA DE AZEVEDO VERAS, ITANIO SILVA SOARES | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROBLEMA DA METAFÍSICA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA | BRUNO BOGÉA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA DA AUTOBIOGRAFIA: ÀS DIFERENÇAS ENTRE MONTAIGNE E ROUSSEAU | BRUNO BOGÉA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
CRÍTICA E EDUCAÇÃO: VINLAND SAGA ENQUANTO MEDIAÇÃO DIDÁTI-CO-PEDAGÓGICA FILOSÓFICA MEDIANTE O ESCLARECIMENTO KANTIANO | JOSÉ HENRIQUE SOUSA ASSAI, DANTON HENRIQUE DE MELO | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
CULTURA E REPRESENTAÇÃO: A SUPREMACIA BRANCA E O FLERTE COM O DEVORAMENTO DE CORPOS NEGROS. | LUZNIR CRIS SILVA GOMES, HELLEN CAROLINE COSTA CORRÊA, WILLIAM COELHO FILHO | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
CULTURA EM PERSPRCTIVA: INDÚSTRIA, DIALÉTICA E COLONIALIDADE SOBRE QUESTÃO | BRUNO BOGÉA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
CULTURA, SOCIEDADE E CANSAÇO EM BYUNG-CHUL HAN | BRUNO BOGÉA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
DA CHARGE AO LUTO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DE SENTIDO NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-PROFESSOR EM CONTEXTOS DE CONFLITOS | CARLIANE MIRANDA CARNEIRO AGUIAR, LEIDIANE DO LIVRAMENTO LIMA SARGES, MONICA FONTENELE CARNEIRO | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
DA SUPERFÍCIE E DA PROFUNDIDADE: UM ESTUDO DO CONCEITO DE CORPO SEM ÓRGÃOS NA OBRA “LÓGICA DO SENTIDO” | LARISSA FARIAS REZINO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DE ILUSTRADO A CRÍTICO DA ILUSTRAÇÃO | LUIS FELIPE MOREIRA SOARES, LUCIANO DA SILVA FAÇANHA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DECOLONIALIDADE NOS CONTOS FANTÁSTICOS DA AUTORA MARANHENSE LINDEVANIA MARTINS | PATRÍCIA DE SOUSA SILVA, PROFA. DRA. CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
DEPOIS DA ESTRADA DE ÁGUA: LEMBRANÇAS DE QUATRO PRÉDIOS | CLÁUDIA MARIA DA COSTA GONÇALVES | 11. PRODUÇÃO ARTÍSTICA/CULTURAL: (ARTES VISUAIS; CONTOS; CRÔNICAS; PEÇAS MUSICAIS; PEÇAS TEATRAIS; POEMAS; POESIA; OUTRAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS/CULTURAIS). |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO: O QUE DIZEM OS INDICADORES E OS EDUCADORES | VALÉRIA LUÍZA COSTA GONÇALVES, ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
DESLOCAMENTOS SOBRE O LUTO E SUA PATOLOGIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “ELENA” (2012) | ISABELA MARIA PULGA, JANAINA GAZARINI, ADRIANA BARIN DE AZEVEDO | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
DESLOCAR ATÉ A CIDADE SOB O RECORTE DA MEMÓRIA: AS NARRATIVAS DAS PRIMEIRAS MORADORAS DO BAIRRO MERCADINHO EM IMPERATRIZ-MA | MARGARIDA DA CONCEIÇÃO, VANDA PANTOJA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
DESVENDANDO MUNDOS FANTÁSTICOS: UTILIZANDO A SÉRIE “BATTLE KITTY” PARA EXPLORAR A NARRATIVA FANTÁSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | GIVANILDO LUCAS SANTOS DA ROCHA, ANA MARIA SÁ MARTINS | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
DIREITO, ESTADO E ESCLARECIMENTO NO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT | BIANCA MALENA DO NASCIMENTO CORDEIRO, ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO, TRINNE CRISTINE PIMENTEL COSTA, IVAILSON BENTES DE ALENCAR FILHO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
DISCURSOS OFICIAIS SOBRE A CIVILIZAÇÃO E CATEQUESE DE INDÍGENAS NA PROVÍNCIA DO MARANHÃO (1838-1883) | PABLO AUGUSTO SANTOS TEIXEIRA, ANTONIO ALEXANDRE ISIDIO CARDOSO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
DISTORÇÕES DE UM CORPO DISSIDENTE: O USO DA RAIVA COMO POTÊNCIA E MOVIMENTO | CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI, LUANA KERLY ALVES COELHO, IGOR EMANUEL NUNES FARIAS PINHEIRO FIGUEIREDO | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
DO FILÓSOFO AO POETA, UMA NOVA LINGUAGEM AO ROMANCE NO SÉCULO DAS LUZES | ELBER ALVES FERREIRA, LUCIANO DA SILVA FAÇANHA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
DO MONOPÓLIO AO PLURALISMO: UMA ANÁLISE DO MERCADO RELIGOSO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO. O CASO DO SEGMENTO NEOPENTECOSTAL. | WASHINGTON DE ARAÚJO SILVA, GAMALIEL DA SILVA CARREIRO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
DO TIRO DE CANHÃO À SUBNOTIFICAÇÃO: UMA ANÁLISE SOCIOESPACIAL DE CRIMES LETAIS POR HOMOTRANSFOBIA NO MARANHÃO ENTRE 2020 E 2022. | IGOR EMANUEL NUNES FARIAS PINHEIRO FIGUEIREDO, LUANA KERLY ALVES COELHO, CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
DO TRIBUNAL FÍSICO AO DIGITAL: LINCHAMENTOS E MISOGINIAS VIRTUAIS NO CASO AMBER HEARD VS. JOHNNY DEPP | ADRIANA GUIMARÃES MENDONÇA SANTOS, GABRIEL DE JESUS DOS ANJOS COSTA, RAÍSSA ISABELLA PEREIRA DA SILVA, JOÃO DA SILVA ARAÚJO JÚNIOR | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
DOBRAS DA PARTILHA, COM CÉU UTÓPICO PARA FAMÍLIA AMARELA | ANTONIO AÍLTON SANTOS SILVA | 11. PRODUÇÃO ARTÍSTICA/CULTURAL: (ARTES VISUAIS; CONTOS; CRÔNICAS; PEÇAS MUSICAIS; PEÇAS TEATRAIS; POEMAS; POESIA; OUTRAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS/CULTURAIS). |
DOS GUETOS ÀS PERIFERIAS: RAP E CULTURA DA NOVA YORK PÓS-INDUSTRIAL AO BRASIL “PÓS-DITADURA” | DIEGO VINICIOS MENDES NUNES, PAULO FERNANDES KELLER | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: O CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | SHIRLEY CRISTINA DOS SANTOS, PAULO RICARDO DOS SANTOS RUBIM, CARLA LETÍCIA SILVA FERREIRA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA LICENCIATURA E BACHARELADO EM GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DE MONITORIAS | SHIRLEY CRISTINA DOS SANTOS | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DO FEDERALISMO FISCAL BRASILEIRO | SILVANA MARIA RIBEIRO PEREIRA, AMANDA GOMES PEREIRA | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
ELEMENTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL | WALTER SARAIVA LOPES, CLEBER AUGUSTO PEREIRA, ANTONIA FRANCISCA DA SILVA SARAIVA, NILTON MARQUES OLIVEIRA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
EM FAVOR DE UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA: MOBILIZANDO PATRICIA HILL COLLINS PARA ALÉM DA FRONTEIRA ESTADUNIDENSE | ROANA DA SILVA GOUVEIA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
ENSINAR FILOSOFIA MANTENDO O IMPREVISÍVEL, O INESPERADO E O IMPOSSÍVEL: A METODOLOGIA FILOSÓFICA DE ENSINO DE SÍLVIO GALLO | LAVÍNIA NEVES MORENO SILVA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO NO BRASIL EM ESPAÇOS FORMAIS: O ESTADO DA ARTE ACERCA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA | RISAELMA DE JESUS ARCANJO MOURA CORDEIRO, ERISVALDO DE SOUSA BORGES | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE INDISCIPLINA: COMO ENFRENTAR ESSA PROBLEMÁTICA NA ESCOLA? | DORACY GOMES PINTO LIMA, POLIANA ANDRESSA COSTA MELONIO, ÍRIS MARIA RIBEIRO ROCHA | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
ENTRE A ESTILÍSTICA E A PUBLICIDADE – ANÁLISE DE METÁFORAS CONCEPTUAIS EM PROPAGANDAS AUTOMOBILÍSTICAS NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 | GEOVANNA ANTONIELE VILHENA MOUTA, MÔNICA FONTENELLE CARNEIRO, LEANDRO LINDOSO COELHO | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
ENTRE A MEMÓRIA E O ESQUECIMENTO: O MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO PROTAGONIZADO PELO/AS POLICIAIS MILITARES DO MARANHÃO NO ANO DE 2011 | PAULO HENRIQUE MATOS DE JESUS | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
ENTRE MARX E ALTHUSSER: A PREVALÊNCIA DA ANTROPOLOGIA SOBRE O ESTRUTURALISMO. | CARLA KARINE DA SILVA BARROS | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
ENTRE NEGRITUDE E TRANSFOBIA: UMA ANÁLISE DA VIOLÊNCIA E DO NÃO PERTENCIMENTO À FEMINILIDADE DE MULHERES CIS NEGRAS NO BRASIL (2023-2024) | LILÁS DA SILVA ANDRADE, MARCOS FELIPE SILVA DUARTE | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
ENTRE SOMBRAS E RESÍDUOS: UMA EXPLORAÇÃO DO INACABADO E DO PERSISTENTE NOS POEMAS O FANTASMA DA OBRA E A BIRRA E A BORRA DE VIRIATO GASPAR | CÉSAR HENRIQUE DE PAULA BORRALHO | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
EROSÃO PLUVIAL A PARTIR DA COTA ALTIMÉTRICA NO CONTEXTO AMBIENTAL DO CONJUNTO HABITAR NICE LOBÃO, CIDADE OPERÁRIA, SÃO LUÍS MARANHÃO | MARCOS PAULO MENEZES MELO, MARCELINO SILVA FARIAS FILHO | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
ESCOLA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM DEBATE COM CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA EDUCAÇÃO | IDEANGLEDY COSTA ROCHA, ARINALDO MARTINS DE SOUSA | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
ESCOLA UNIDADE INTEGRADA ROSEMIRA MACHADO CASTRO: ESPAÇO NARRATIVO DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DO POVOADO TRILHA 410, BURITICUPU-MA | NERTAN DIAS SILVA MAIA, ROSA RIBEIRO MENDES | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
ESTADO E QUESTÃO SOCIAL NO PENSAMENTO DE CINCINATO BRAGA E OLIVEIRA VIANNA | MÁRCIO SANTOS DE SANTANA | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONSTRUÇÕES DE IDENTIDADES NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A | SULY ROSE PEREIRA PINHEIRO, JANAYNA SOUSA DOS ANJOS, SABRINA SEBASTIANA DA SILVA VIEIRA | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
ESTILOS DE LIDERANÇA E HABILIDADES SOCIAIS: O CASO DE UMA ORGANIZAÇÃO METALÚRGICA | JAQUELINE DA CRUZ ROSSI, NÁDIA PRAZERES PINHEIRO-CAROZZO | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO ENVOLVENDO ESTUDANTES SURDOS | ANDRESA DE SOUZA ARANTES RAMOS, WILLIAM DE GOES RIBEIRO, JANIARA DE LIMA MEDEIROS | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
EU SOU CRIA: ATRAVESSAMENTOS PERIFÉRICOS NA CENA CONTEMPORÂNEA | JOAS SERRA COELHO, MARIA JOSÉ SILVA LISBOA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
FERRUGEM: O MUSEU PENITENCIÁRIO PAULISTA (MPP) E O ESPAÇO MEMÓRIA CARANDIRU (EMC) ENTRE SUBSTÂNCIA DE MEMÓRIA E UMIDADE DE AR | NATALIA NEGRETTI | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
FILOSOFIA E LITERATURA: RAZÃO E SENSIBILIDADE DO ROMANCE FILOSOFICO JÚLIA OU A NOVA HELOÍSA | ETIENNE SANTOS COSTA, LUCIANO DA SILVA FAÇANHA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
FILOSOFIA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO: O RECURSO DOS QUADRINHOS ENQUANTO MEDIAÇÃO PARA O ENSINO | JOSÉ HENRIQUE SOUSA ASSAI, SAMUEL MACEDO NASCIMENTO | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
FLUXOS DA SABEDORIA: EXPLORANDO O AUTOCONHECIMENTO A PARTIR DA HISTÓRIA E DA FILOSOFIA | EDSON SILVA DE LIMA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
FLUXOS DA SABEDORIA: EXPLORANDO O AUTOCONHECIMENTO A PARTIR DA HISTÓRIA E DA FILOSOFIA | EDSON SILVA DE LIMA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
FONTE, OBJETO E RECURSO: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DE TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | MARCOS VINICIUS FERREIRA TRINDADE | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES ALFABETIZADORAS/ES: CONSTRUINDO UM ESTADO DA QUESTÃO | RAYANA MOREIRA CORDEIRO, MARCELA DOS SANTOS FONSECA, JACQUELINE DA SILVA COSTA, SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO MUSICAL: ESTUDO SOBRE O CAMPO DE ESTÁGIO NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITE´RIA /MARANHÃO | DIONIELES LOPES DE CARVALHO, RACHEL TAVARES DE MORAIS | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
FUTUROLOGIA COMPARATIVA E O PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE EM HANS JONAS | DELMO MATTOS DA SILVA, FELIPE LAURÊNCIO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
FUTUROLOGIA COMPARATIVA E O PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE EM HANS JONAS | DELMO MATTOS DA SILVA, FELIPE LAURÊNCIO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA PROMOÇÃO DO ENSINO-APRENDIZADO | LUCAS VINÍCIUS CASTRO DA COSTA GOMES, JUAREZ MOTA PINHEIRO | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
GÊNERO E MEIO AMBIENTE: A “SIMBIOSE” ENTRE MULHERES, ANIMAIS NÃO HUMANOS E NATUREZA | CLÁUDIA MARIA DA COSTA GONÇALVES, GABRIELA SERRA PINTO DE ALENCAR | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
GEOSSIMBOLOGIAS DE “ÁREAS VERDES” URBANAS DE CODÓ, MARANHÃO: INDICADORES PARA POLÍTICAS DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL | FABIANA PEREIRA CORREIA, BRUNA ESTERFANYA RODRIGUES PEREIRA, LEICIANE CONCEIÇÃO DA SILVA, WALBERSON DE JESUS DA SILVA COSTA | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
GESTÃO DE MUDANÇAS NO BANCO DO BRASIL NOS ANOS 1990 | RENAN BALTAZAR DOS SANTOS, KARLA FERNANDA PEREIRA, ABIAS ANDRADE DE SOUZA | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EXEMPLO DO ECOPONTO NO BAIRRO DA CIDADE OPERÁRIA EM SÃO LUÍS/MA | SHIRLEY CRISTINA DOS SANTOS, DANIELE COSTA RUFINO, IZABELA DA ROCHA BARBOZA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
HERBÁRIOS, LIVROS E COMPÊNDIOS | SERGIO AUGUSTO MEDEIROS | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
HERMENÊUTICA DOS PRECONCEITOS EM DIÁLOGO: DA REABILITAÇÃO A SUSPEITA. | WENDERSON CARLOS DOS ANJOS ASEVEDO, ALMIR FERREIRA DA SILVA JÚNIOR | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
HERMENÊUTICA DOS PRECONCEITOS EM DIÁLOGO: DA REABILITAÇÃO À SUSPEITA. | WENDERSON CARLOS DOS ANJOS ASEVEDO, ALMIR FERREIRA DA SILVA JÚNIOR | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
HÉRODOTE: GÊNESE, CRÍTICAS E RESPOSTAS | JOSÉ ARNALDO DOS SANTOS RIBEIRO JUNIOR | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO: ALGUMAS REFLEXÕES PARA UMA PROPOSTA DESENVOLVIMENTISTA SUSTENTÁVEL DECOLONIAL | LUIZ EDUARDO SIMÕES DE SOUZA, PERLA DANIELE COSTA CARREIRO, MAYLANE CRISTINA PEREIRA MARQUES | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
IDEIAS PARA O FIM DO MUNDO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UM NOVO AMANHÃ | ILANA DEIRÓ DE SOUZA, ANDERSON DAVID MARTINS DE ARAÚJO, MARIA SORAIA FORTADO VERA CRUZ | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
IDENTIDADE AFRODESCENDENTE: REFLEXÕES SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO QUILOMBO URBANO DA LIBERDADE E O SIGNIFICADO DO 13 DE MAIO | SHEILA CRISTINA COSTA CARREIRO, MARCELO PAGLIOSA CARVALHO | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
IFAMILY E A EVOLUÇÃO NO DIREITO DAS FAMÍLIAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA, JURÍDICA E JURISPRUDENCIAL DA SUA VIABILIDADE COMO INSTITUTO JURÍDICO À LUZ DO CÓDIGO CIVIL DE 2002. | ANA ALICE TORRES SAMPAIO, ANA ESTHER CUNHA CADETE, CARLOS HENRIQUE MENEZES COELHO LOPES, SAMANTHA SILVA CASTELO BRANCO, ARNALDO VIEIRA SOUSA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
IMAGENS E PERCEPÇÕES: O PAPEL DO CINEMA NA CONSTRUÇÃO DA VISÃO SOBRE ÁRABES E MUÇULMANOS | ARIANA RODRIGUES REIS, FRANCISCO VALDÉRIO | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS PRÁTICAS TURÍSTICAS NO RIO UNA, MUNICÍPIO DE MORROS – MA | CAMILA GABRIELA COSTA ROCHA, SHIRLEY CRISTINA DOS SANTOS | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO NO CONFORTO TÉRMICO HUMANO EM CIDADE DA PRÉ-AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA TEMPERATURA E UMIDADE DO AR NO BAIRRO MAIOBÃO, PAÇO DO LUMIAR-MA | BRENDA GRAZIELA PEREIRA MADEIRA, JUAREZ MOTA PINHEIRO | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
INCLUSÃO INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO EM IES PRIVADA NO RECIFE | FELIPE CAZEIRO, SERGIO CORDEIRO, JACQUELINE TRAVASSOS DE QUEIROZ | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E REVITALIZAÇÃO URBANA EM MUSEUS: O CASO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS | YANDRA SOUZA SANTANA DA ROCHA SANTOS, MARIA PAULA TORRES RIBEIRO, KLAUTENNYS DELLENE GUEDES CUTRIM | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GÊNERO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS OBRAS “HER” E “EX-MACHINA” | HELOISA OTA DE OLIVEIRA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GÊNERO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS OBRAS “HER” E “EX-MACHINA” | HELOISA OTA DE OLIVEIRA, ADRIANA BARIN DE AZEVEDO | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PALEOGRAFIA: A TRANSCRIÇÃO AUTOMÁTICA DOS PROCESSOS INQUISITORIAIS DE GUIOMAR DO CAMPO (GUIOMAR DE CAMPOS) (1557-1559) / (1561-1562). | MARIZE HELENA DE CAMPOS | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
JUANITA LA LARGA: O RETRATO FEMININO ESTEREOTIPADO NO REALISMO ESPANHOL | JENNYFER CRISTINE BOUÉRES EVANGELISTA, HELOÍSA REIS CURVELO | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
LAICIZAÇÃO POROSA NO BRASIL: A INFLUÊNCIA NEOPENTECOSTAL NA POLÍTICA BRASILEIRA E ALGUNS DE SEUS EFEITOS | MARÍLIA SAMÁLIA MARTINS FERREIRA, GAMALIEL DA SILVA CARREIRO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
LEMBRANÇAS E LEMBRETES DA SERRAÇÃO DA VELHA: CIRCULAÇÃO E MISTURAS DE ENREDOS E TEMPOS ACERCA DE UM MEMORIAL DE VELHICE NO BRASIL | NATALIA NEGRETTI | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
LÍNGUA DE SINAIS INDÍGENAS: UM DIÁLOGO SOBRE A EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS SURDOS NO BRASIL | MARIA BEATRIZ TEIXEIRA DOS SANTOS, WILLIAM DE GOES RIBEIRO, JANIARA DE LIMA MEDEIROS | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
LITERATURA ADAPTADA EM HQS: OBRAS LITERÁRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE LITERATURA MARANHENSE | PAULO VICTOR LIRA COSTA, LUCAS MATEUS DA SILVA NOGUEIRA, CONCEIÇÃO DE MARIA BELFORT CARVALHO, ADRIANO CESAR CUTRIM COSTA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
LITERATURA AFRICANA NO MESTRADO EM CULTURA E SOCIEDADE DA UFMA: UM INSTRUMENTO DE DECOLONIALIDADE | PRISCILA MILENA COSTA CHAHINI, MÁRCIA MANIR MIGUEL FEITOSA | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
LITERATURA DO INCONSCIENTE: A CONSTRUÇÃO DO ONÍRICO NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR | ANA CLARA MOLIANI SOBREIRA MORAES, ALINE SANCHES | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MODELO MUNICIPAL REMY ARCHER NO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA | ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE, ROSANA COSTA CARNEIRO | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
LUGAR DE CALE-SE: APONTAMENTOS SOBRE O SILENCIAMENTO DE NEGROS E INDÍGENAS NA HISTÓRIA E NA PRODUÇÃO LITERÁRIA | MARIA ALICE PIRES OLIVEIRA VAN DEURSEN, ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
MANDIOCA, FITOTOPÔNIMO RIBEIRINHO DO ITAPEUCRU | SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL, TIAGO DE OLIVEIRA FERREIRA | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
MC MELODY OVERSHARENTING, RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PAIS E VULNERABILIDADE INFANTO JUVENIL | ROBSON GUILHERME REIS PENHA, NATHÁLIA DE JESUS LEITE MARTINS, ANNA VALERIA DE MIRANDA ARAÚJO | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
MEMÓRIAS DE SANGUE E FOGO: UMA LEITURA SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DESDE A ANIMAÇÃO “A MANIPULADORA DE FANTOCHES”, EM AVATAR: A LENDA DE AANG. | IVAN DOS SANTOS RAMOS, JORGE ALBERTO MENDES SEREJO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
MULHERES FEIRANTES EM SÃO LUÍS: UM ESTUDO SOBRE A VIDA, TRABALHO E EDUCAÇÃO | VALÉRIA LUÍZA COSTA GONÇALVES, BRUNA CARVALHO REIS, FABILENE PRADO PEREIRA LIMA, MARIA DAS DORES CARDOSO FRAZÃO | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
MULHERES NEGRAS PRODUTORAS DA CULTURA DO REGGAE NA PERIFERIA DE CODÓ-MA | CAROLYNE DE JESUS CANTANHEDE MOREIRA, JASCIRA DA SILVA LIMA | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PESQUISAS NO MARANHÃO E O PANORAMA DA EDUCAÇÃO PROPOSTA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES | CREUZIANE FERREIRA ROSA, ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
MUSEU, GESTÃO E TECNOLOGIA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS MUSEAIS CONTEMPORÂNEAS | CLAUDIANE DINIZ DA SILVA, KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
MUSEU: UMA OLHAR SOBRE CULTURA, GESTÃO E TECNOLOGIAS DE UM EQUIPAMENTO PÚBLICO E PRIVADO | CLAUDIANE DINIZ DA SILVA, KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
MUSEU: UMA OLHAR SOBRE CULTURA, GESTÃO E TECNOLOGIAS DE UM EQUIPAMENTO PÚBLICO E PRIVADO | CLAUDIANE DINIZ DA SILVA, KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
NÃO HÁ NADA DE NOVO POR AQUI! UMA VISÃO OUTRA SOBRE OS MESMOS PARADIGMAS DE CIÊNCIA PARA O MUNDO E A ARTE | ELLEN REGINA D SIMPLÍCIO, MARCOS ANTÔNIO BESSA-OLIVEIRA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
NARRATIVAS FICCIONAIS EM DIÁLOGO COM A HISTÓRIA: BREVE ANÁLISE DOS CONTOS “CIDADE ESPELHO” E “OITENTA E OITO”, DE ELIANA ALVES CRUZ | FABIO HENRIQUE GONÇALVES | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
NARRATIVAS JORNALÍSTICAS, CONVENÇÕES MORAIS, VÍTIMAS E DIREITOS | TUANNY SOEIRO SOUSA, LIDIANNE KELLY NASCIMENTO RODRIGUES DE AGUIAR LOPES, NATÁLIA PIRES | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
NEGRITUDE, TRANSFOBIA E MULHERIDADES: UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE OS CASOS DE AGRESSÕES CONTRA MULHERES CIS NEGRAS MOTIVADOS POR “TRANSFOBIA” NO BRASIL ENTRE 2023 E 2024. | LILÁS DA SILVA ANDRADE, MARCOS FELIPE SILVA DUARTE | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
NO ITINERÁRIO DO SIGNIFICANTE: UMA LEITURA DE “A PAIXÃO SEGUNDO G.H.” PELA ÓTICA DA PSICANÁLISE LACANIANA | CLAUDIA LETÍCIA GONÇALVES MORAES, LUÃ LEAL GOUVEIA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
NOTAS SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES | TATIANA DOS SANTOS COSTA, FRANCIELE PEREIRA DOS SANTOS, RAFAEL CHRISTOFOLETTI | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
O ANÃO | THAIS FONSECA NUNES | 11. PRODUÇÃO ARTÍSTICA/CULTURAL: (ARTES VISUAIS; CONTOS; CRÔNICAS; PEÇAS MUSICAIS; PEÇAS TEATRAIS; POEMAS; POESIA; OUTRAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS/CULTURAIS). |
O BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO: O SOTAQUE COMO IDENTIDADE DE UM GRUPO | HERBIA ARAUJO SOARES, MAIRA ROCHA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
O CABELO: SÍMBOLO DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA | BRUNA DE JESUS LOPES, MARIA NATALINA DE JESUS SILVA, LAYLA MUNIZ LIMA VIEIRA | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
O CAMINHO DE DESCARTES EM SUA BUSCA POR UMA MATHESIS UNIVERSALIS | ANTONIO LAZARO DA SILVA ESCORCIO, TEDSON MAYCKELL BRAGA TEIXEIRA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
O CANTO DE MARIA: IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE NAS CANTIGAS DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU | HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVÃO FERREIRA, FRANCISCO MARTINS TEIXEIRA, DÉBORA SAMPAIO MARTINS, MONICA FONTENELLE CARNEIRO, MARTA MARIA PORTUGAL RIBEIRO PARADA | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
O CONSCIENCISMO FILOSÓFICO DE KWAME NKRUMAH: UMA TRADUÇÃO DE ESTUDO | SAMARONE CARVALHO MARINHO | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
O ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PROPOSTO PELO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | DANILO TAVARES DOS SANTOS, SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
O ESCLARECIMENTO KANTIANO: A IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO PARA A ESFERA SOCIOPOLÍTICA | TRINNE CRISTINE PIMENTEL COSTA, BIANCA MALENA DO NASCIMENTO CORDEIRO, IVAILSON BENTES DE ALENCAR FILHO, ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
O ESPAÇO ESCOLAR INFANTIL EM BREVES, ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ: APONTAMENTOS SOBRE A ARQUITETURA E MOBÍLIA | LUCAS SOUZA DOS SANTOS, RANYLLE PINHEIRO MACIEL, ELIANE MIRANDA COSTA | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
O ESTATUTO DO MITO NOS DOIS VOLUMES DE CAPITALISMO E ESQUIZOFRENIA | AUGUSTO CESAR DOS SANTOS, ZEPHORA RODRIGUES DA SILVA, FRANCISCO VALDÉRIO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
O ETHOS SUBVERSIVO DOS PRIMEIROS ROMÂNTICOS: NOTAS AO LYCEUM DE FRIEDRICH SCHLEGEL PARA UMA ÉTICA FUTURA | SAMARONE CARVALHO MARINHO | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
O HOMEM HOMOSSEXUAL E A FENOMENOLOGIA DO SEU ENVELHECER | JEFTHER FELIPE LIMA ROCHA, JEAN MARLOS PINHEIRO BORBA | 9. RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADES: ANÁLISES INTERSECCIONAIS |
O ÍDOLO ACONTECE NO IMAGINÁRIO | MÁRCIO LEONARDO MONTEIRO COSTA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
O IMPACTO DO FUNK CARIOCA NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MULHERES AFRODESCENDENTES | JHENIFER NAYARA DE ALENCAR SILVA, AMANDA DE SOUSA DUARTE, TATIANE MARIA CHAVES, PEDRO WILSON RAMOS DA CONCEIÇÃO | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
O LETRAMENTO DIGITAL NA AÇÃO DO PROFESSOR | GLEICIA RODRIGUES DE SOUSA, KÉSSIA MILENY DE PAULO MOURA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
O NOME PRÓPRIO NA CLÍNICA PSICANALÍTICA | RONAN DE LUCIO MENDES SOUZA FERNANDES, ISALENA SANTOS CARVALHO | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
O PAPEL DA COMPAIXÃO NA FILOSOFIA DA VONTADE DE ARTHUR SCHOPENHAUER | KLISMAN LUCAS DE SOUSA CASTRO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
O PROBLEMA DA SUBJETIVIDADE EM HUME, KANT E DELEUZE | LUIZ MANOEL LOPES, VANDILSON FERREIRA, EMANUEL GABRIEL CORDEIRO DA ROCHA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA(PARFOR) PEDAGOGIA DO CAMPUS UFMA GRAJAÚ-MA E A EDUCAÇAO ESCOLAR INDÍGENA EMANCIPADORA | CRISTINA TORRES DA SILVA FERREIRA, ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
O PROGRESSO E A DECANDÊNCIA: O PESSISMO DE ROUSSEAU NA CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA | MATHEUS SILVA COSTA, LUCIANO DA SILVA FAÇANHA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
O PROTAGONISMO DOS NEURODIVERGENTES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE AEE DA INCLUSÃO DE ALUNOS NEURODIVERGENTES NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA ÁREA ITAQUI BACANGA, EM SÃO LUÍS- MA. | WLISSES FIGUEIREDO MATOS, THELMA HELENA COSTA CHAHINI | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
O RACISMO NO TRAÇO: REPRESENTAÇÕES CARICATURAIS DA POPULAÇÃO NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO CARIOCA | PABLO AUGUSTO SANTOS TEIXEIRA, JOSÉ CARLOS ARAGÃO SILVA | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
O ROSTO DO ABSURDO E O SUICÍDIO NA CONTEMPORANEIDADE: A DOR DA EXISTÊNCIA, A DOR DO EXISTIR. | FELIPE ENGEL PINHEIRO PASSINHO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
O SENTIDO NA FALA IMIGRANTE: UMA ANÁLISE EM FREGE | MARIANA MENEZES SILVA, SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
O SURREALISMO NO BRASIL: EXPLORANDO A POÉTICA SURREALISTA DE MURILO MENDES | ERIKA DE SOUSA MONTEIRO, GUSTAVO NASCIMENTO BARBOSA, MARTA MARIA PORTUGAL RIBEIRO PARADA | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
O TERCEIRO SETOR NO BRASIL: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO ATOR SOCIAL NO ESTABELECIMENTO DE NOVAS PRÁTICAS DE CIDADANIA | OSÉAS BATISTA DOS SANTOS, FLÁVIA DE ALMEIDA MOURA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
O TURISMO DE EXPERIÊNCIA NO CENÁRIO NÁUTICO DE RAPOSA-MA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA E A PRESENÇA DO TURISTA CIDADÃO | RAFAEL SANTOS LIMA, CONCEIÇÃO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
OS NOVOS TEMPOS DA DOCÊNCIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS E O SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA DINÂMICA EM SALA DE AULA | ABRAHÃO ALEXANDRE BARROS DE LIMA, JÚLIO CÉSAR COSTA MÁXIMO, RAYANNE CAROLINE VIANA MENDES | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
OS USOS LINGUÍSTICOS E SEUS REFLEXOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DA ESTRUTURA DO SINTAGMA NOMINAL, EM SENTENÇAS DE PARTES DO DIA, DA SÃO LUÍS OITOCENTISTA. | MARCOS AURÉLIO FERREIRA DE OLIVEIRA, SONIA MARIA CORREA PEREIRA MUGSCHL | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
OSMAN LINS: LITERATURE AND POLITICS | CACILDA BONFIM | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
PAISAGEM E MEMÓRIA NO CONTO “O MONSTRO”, DE JOSUÉ MONTELLO: UM ESTUDO A RESPEITO DO APINHAMENTO PERPÉTUO DO PERSONAGEM JERÔNIMO | RITA DE CÁSSIA SANTOS DO NASCIMENTO, MÁRCIA MANIR MIGUEL FEITOSA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
PALMEIRAS, ORQUÍDEAS E OUTRAS ESPÉCIES VEGETAIS | SERGIO AUGUSTO MEDEIROS | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
PARA ALÉM DO QUE SE VÊ NA IMAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA | DANILA ISABEL PALES SOUSA, JUAREZ MOTA PINHEIRO | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, SÃO LUÍS – MA | PAULO RICARDO DOS SANTOS RUBIM, CARLA LETÍCIA SILVA FERREIRA, SHIRLEY CRISTINA DOS SANTOS | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
PIBID – GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO IEMA PLENO RIO ANIL | DEYVID DA CONCEIÇÃO BORGES, RAISSA BASTOS AIRES, ROSALVA DE JESUS DOS REIS | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
PLURALIDADE E DESCOLONIZAÇÃO: EXPLORANDO AS FILOSOFIAS AFRICANAS COM APPIAH E MBEMBE | JAIME SOUSA DA SILVA JÚNIOR | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
POESIA E FILOSOFIA: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS | LUCIANO DA SILVA FAÇANHA, DANIEL VICTOR VIEIRA NEVES | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
POESIA E MITO: O SURGIMENTO DOS PRIMEIROS ARQUÉTIPOS DA IDEIA DE SER NA GRÉCIA ARCAICA. | MATHEUS MENDES DE CARVALHO, TEDSON MAYCKELL BRAGA TEIXEIRA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
POÉTICAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: ATRAVESSAMENTOS AUTOBIOGRÁFICOS NA HISTÓRIA DE VIDA DE EGRESSOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA DA UFMA | WALTER RODRIGUES MARQUES, LUIS FÉLIX DE BARROS VIEIRA ROCHA, ANDRÉA LUISA FRAZÃO SILVA, DIÊGO JORGE LOBATO FERREIRA | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
POR ENTRE CONDESSAS E REIS: O MEDIEVO IBÉRICO EM CANÇÕES DO ÁLBUM “BRINCADEIRAS DE RODA, ESTÓRIAS E CANÇÕES DE NINAR” | WELLEN EVANNY CAMPELO ANDRADE, MARIZE HELENA DE CAMPOS | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA NO MUNICÍPO DE SENHOR DO BONFIM – BA | JOÃO ALBERTO DA SILVA SANTOS, HYTALO MAGNO COELHO COSTA2, JÉSSYKA DA SILVA SANTOS COSTA | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM PESQUISA-AÇÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA UFMA DE CODÓ/ MA | RAIANA ROCHA LIMA, ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE, DILMAR KISTEMACHER, CAMILA CAMPELO DE SOUSA | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO PÓS-HUMANO: REFLEXÕES A RESPEITO DOS AFETOS NA OBRA “EQUILIBRIUM” | PRISCILA DOS SANTOS AFONSO, ADRIANA BARIN DE AZEVEDO | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
PRODUÇÃO HISTÓRICA E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A FOTOGRAFIA HISTÓRICA COMO CAMPO DE PRODUÇÃO DE MEMÓRIA COLETIVA | GIOCONDO ESTIGARRIBIA ARECO, PEDRO DAMASCENO UCHÔAS | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
PROJETO CASA ENCANTADA E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UMA COMUNIDADE SOCIALMENTE VULNERÁVEL: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA | CARLA DE AZEVEDO VERAS, LUCIO CARLOS DIAS OLIVEIRA, LUCIANA OLIVEIRA CORREA SANTOS, MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES DO NASCIMENTO | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
PROTORRACISMO: AS REPRESENTAÇÕES DE ÁFRICA NO IMAGINÁRIO EUROPEU NA ANTIGUIDADE E MEDIEVO | JARDEL RUFINO FERREIRA, KARLA LARISSA DA SILVA DE JESUS | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
PSICANÁLISE E MATERNIDADE SOLO: UMA DISCUSSÃO ATRAVÉS DO FILME “PROJETO FLÓRIDA” | ALINE EVELY MENDES FERREIRA, ISALENA SANTOS CARVALHO | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
PSICOTERAPIA DE GRUPO: CONCEPÇÕES DE USUÁRIA(O)S DE CLÍNICAS-ESCOLA DE PSICOLOGIA EM SÃO LUÍS-MA | THALLYSSA ALVES, NAZARÉ COSTA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
PUNITIVISMO ESTATAL EXACERBADO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE DO PRESÍDIO DE DAVINÓPOLIS/MA PARA O COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE PEDRINHAS | MARIA BEATRIZ AZAMBUJA, JORGE ALBERTO MENDES SEREJO | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
RACISMO RELIGIOSO, INTOLERÂNCIA E PERSEGUIÇÃO CONTRA AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE COMBATE NO MEIO EDUCACIONAL | EVELYN SABRINA MACEDO ROCHA, LAYLA THAIS DA SILVA FERREIR, MAIZA PEREIRA PINHEIRO, GIOVANNI BOAES | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
RECONHECIMENTO DAS UNIÕES POLIAFETIVAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA DECISÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA À LUZ DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO DE MANUEL ATIENZA | TUANNY SOEIRO SOUSA, ANA ALICE TORRES SAMPAIO, ROBSON GUILHERME REIS PENHA | 3. POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E PODER |
REFERENCIAÇÃO E A DESQUALIFICAÇÃO DO OUTRO EM COMENTÁRIOS DO INSTAGRAM | ALESSANDRA MOREIRA PONTES | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA: A EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO ENTRE BARUCH ESPINOSA E JOHN DEWEY PARA APLICABILIDADE DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA | IGOR EMANUEL NUNES FARIAS PINHEIRO FIGUEIREDO, ISNARA MARIA FRAZÃO DOS SANTOS, THALES DA CUNHA COÊLHO | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MARANHÃO: ANÁLISE CRÍTICA DO PAPEL DOS TUTORES NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO | RAIMUNDA IZABEL GUSMÃO GARCIA, DOSTOIEWSKI MARIATT DE OLIVEIRA CHAMPANGNATT, DANIELE GARCIA ALMEIDA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
REFLEXÕES SOBRE ESCUTA SUSPENSIVA E EMPATIA NAS PESQUISAS FENOMENOLÓGICAS | BRENDA CARDOSO DE SOUSA, RAYANA LORENA VIEIRA DE SOUZA, JEAN MARLOS PINHEIRO BORBA | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS E BREVE ANÁLISE SOBRE A RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA OCUPAÇÃO DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO/UFMA CONTRA A PEC DO TETO E REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM 2016. | ANDREA JOANA SODRE DE SOUSA GARCIA, ANA CAROLINA TORRENTE PEREIRA, KARLENE CARVALHO MARINHO DE ARAUJO | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
REGRAS DE BANGKOK E O DIREITO À LITERATURA: SUPORTE AOS INSTRUMENTOS RESSOCIALIZADORES DE MULHERES INSERIDAS NA UNIDADE PRISIONAL FEMININA NO MARANHÃO | ISABELLE CRISTINA DOS SANTOS SILVA, MARIA EDUARDA RODRIGUES DO NASCIMENTO, JORGE ALBERTO MENDES SEREJO | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NÚCLEO NASCIMENTO DE MORAES | RILLAIRY FAUSTINA RODRIGUES DA SILVA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NÚCLEO NASCIMENTO DE MORAES | RILLAIRY FAUSTINA RODRIGUES DA SILVA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NÚCLEO NASCIMENTO DE MORAES | RILLAIRY FAUSTINA RODRIGUES DA SILVA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA E TAMBOR DE MINA: ESPAÇO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA | NORDMAN ANDRÉ OLIVEIRA, LARISSA LACERDA MENENDEZ | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS DE GEOSSÍMBOLOS RELIGIOSOS SITUADOS EM PAISAGENS CODOENSES: CONTRIBUIÇÕES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS | FABIANA PEREIRA CORREIA, ANA LUIZA SALAZAR DOS SANTOS, DAVID DOS SANTOS LIMA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “AS COISAS HUMANAS” DE LYA LUFT | ABRAHAO ALEXANDRE BARROS DE LIMA, ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
RESSONÂNCIAS DA MORTE: A VANGUARDA EXISTENCIAL EM ‘A VIAGEM’ DE VIRGINIA WOOLF | NATÁLIA LEITÃO BARROS DA SILVA, MARIA ARACY BONFIM | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
ROSTO ZERO, ANO CRISTO: UM ESTUDO DO CONCEITO DE ROSTIDADE | LARISSA FARIAS REZINO, PAULO CESAR JAKIMIU SABINO | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
SALVE O REI DOM SEBASTIÃO: DISCURSO, HISTÓRIA E MEMÓRIA SOBRE A FIGURA DO MESSIAS PORTUGUÊS RESSIGNIFICADA NO BUMBA MEU BOI MARANHENSE SOTAQUE DE MATRACA (ILHA) | EDUARDO VICTOR LOPES CUNHA, MARCELO NICOMEDES DOS REIS SILVA FILHO | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
SEGREGAÇÃO URBANA DOS ESPAÇOS DE TERREIRO: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DO ESTABELECIMENTO DO EGBÉ AFEFE ORUN OMO DARA ALA OKAN EM SÃO LUÍS/MA. | AMANDA LOURÊDO MARINHO, JORGE ALBERTO MENDES SEREJO | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
SER PESSOA PARA O DIREITO: A REIVINDICAÇÃO DA EXISTÊNCIA JURÍDICA COMO ESTRATÉGIA DE LUTA POR DIREITOS DE PROFISSIONAIS DO SEXO | NATÁLIA PIRES, JORGE ALBERTO MENDES SEREJO | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
SET OF MIRRORS: AVALOVARA AND ALICES, INTER-TEXTUAL REFLECTIONS | MARIA ARACY BONFIM | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
SOBRE A CONCEPÇÃO DO BELO NA OBRA CONFISSÕES EM AGOSTINHO DE HIPONA | CINTIA CRISTINA MARTINS CAMPOS, CLEANE DA CONCEIÇÃO BITTENCOURT FARIAS, JOICE DA CONCEIÇÃO FARIAS, OTÁVIO OLIVEIRA SILVA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
SOBRE A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E SUA (RE)CONSTRUÇÃO FRENTE AO (NEO)FASCISMO: REFLEXÕES A PARTIR DE WALTER BENJAMIN | DAVI GALHARDO OLIVEIRA FILHO, DENISE DE JESUS ALBUQUERQUE, JESSICARLA SERRA AZEVEDO | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
SOBRE A IDEIA DE DESTINO NA PEÇA ÉDIPO REI EM SÓFOCLES | DJAVAN BRITO COSTA, OTÁVIO OLIVEIRA SILVA | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
SOBRE A NOÇÃO E A PRÁTICA DA LUDICIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | LUCINEIDE DE JESUS MELO, PAULA SOARES BATISTA, JOSÉ EVALDO BOAZ, IRAMIR ALVES DE ARAÚJO, OTÁVIO OLIVEIRA SILVA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
SOBRE TRAMAS E RIMAS: MULHERES QUE TECERAM A HISTÓRIA DA RAÇA NEGRA E DA IDENTIDADE FEMININA. | SÔNIA LUZIA NOGUEIRA FONSECA, EVELYN SABRINA MACEDO ROCHA, LAYLA THAIS DA SILVA FERREIRA, MADJA DRIANNY RIBEIRO FERREIRA, MAIZA PEREIRA PINHEIRO | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
SOLITÁRIA: UM TÍTULO SUGESTIVO? | ESTER AVELAR DOS SANTOS RIOS MARIZ, MÁRCIA MANIR MIGUEL FEITOSA | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS TRADICIONAIS NO ENSINO DA PROJETUALIDADE | IZABEL CRISTINA MELO DE OLIVEIRA NASCIMENTO, INGRID GOMES BRAGA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: OBJETOS TECNOLÓGICOS EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MARAJÓ NO CONTEXTO DA PANDEMIA E PÓS- PANDEMIA | ÁLEX MONTEIRO COSTA, VICTOR DE JESUS XISTO DOS SANTOS, ELIANE MIRANDA COSTA | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
TIME AND THE WIND – A MEMORY READING | MARIA ARACY BONFIM | 12. RESENHAS E TRADUÇÕES |
TOPONÍMIA, TERRITORIALIDADE E IDENTIDADE: O LÉXICO TOPONÍMICO COMO DISCURSO FUNDANTE NA PRODUÇÃO DA IMAGEM DO LUGAR | JOSÉ CLEILSON FERNANDES, MONICA FONTENELLE CARNEIRO | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
TRADIÇÕES EM PROTAGONISMO, CIÊNCIAS HUMANAS E SAÚDE COLETIVA: RELATOS E CONSIDERAÇÕES PARA O TRABALHO DO SUS JUNTO A COMUNIDADES QUILOMBOLAS E TRADICIONAIS, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS NO MARANHÃO | ISTVÁN VAN DEURSEN VARGA, CLAUDEAN SERRA REIS, JOÃO HENRIQUE RABÊLO CÂMARA, MARIA ALICE PIRES OLIVEIRA VAN DEURSEN, RAIMUNDO LUIS SILVA CARDOSO | 4. NATUREZA, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS |
TRÂNSITO PANDÊMICO E OS TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS (TMC) ENTRE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CAXIAS-MA | ARTUR SÉRGIO BASTOS DE OLIVEIRA | 5. EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
TREINAMENTO DE PAIS – TP NA ÓTICA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL: REVISÃO DE LITERATURA NACIONAL | MICHELLE RODRIGUES DE SIQUEIRA FALCÃO, CATARINA MALCHER TEIXEIRA, NATÁLIA BRAGANÇA BASILEU | 7. PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO |
UM CICLO DE PEÇAS PARA PIANO SOLO | DANIEL LEMOS CERQUEIRA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
UMA ABORDAGEM ESTÉTICA ACERCA DA CONCEPÇÃO DO BELO NA OBRA CONFISSÕES EM AGOSTINHO DE HIPONA | CINTIA CRISTINA MARTINS CAMPOS, CLEANE DA CONCEIÇÃO BITTENCOURT FARIAS, OTAVIO OLIVEIRA SILVA | 6. SUBJETIVIDADES, DESIGUALDADE E CUIDADO COM A SOCIEDADE |
UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL E TECNODISCURSIVA DA CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA NO PROGRAMA TELEVISIVO LINHA DIRETA | OZEIAS EVANGELISTA DE OLIVEIRA JUNIOR, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA | 10. LINGUA(GEM), LITERATURA COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO SOCIAL |
UMA APRENDIZAGEM: TRANSAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA E A LITERATURA | PÂMELA BUENO COSTA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
UMA CARTA PARA RÔ | CAMILA ALVES MACHADO SAMPAIO | 11. PRODUÇÃO ARTÍSTICA/CULTURAL: (ARTES VISUAIS; CONTOS; CRÔNICAS; PEÇAS MUSICAIS; PEÇAS TEATRAIS; POEMAS; POESIA; OUTRAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS/CULTURAIS) |
UMA TEORIA DO CONHECIMENTO: CONSIDERAÇÕES A FILOSOFIA DE ESPINOSA | JAMYS ALEXANDRE FERREIRA SANTOS | 1. EPISTEMOLOGIAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
VAI SABÊ! RAP, POTÊNCIA TRANSFORMATIVA RELATIVAMENTE REGULADA | ROBSON PERES ROCHA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |
VIDAS SECAS: GEOGRAFANDO NA LITERATURA BRASILEIRA | MAHYA SANTOS SANTANA, JUAREZ MOTA PINHEIRO | 8. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS VOLTADAS PARA AS LICENCIATURAS |
VIRTUALIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS MALDITAS: A TORTURA NO FILME HITLER IIIº MUNDO | DOMINGOS DE JESUS COSTA PEREIRA FILHO, VALÉRIO AMÓS DOS SANTOS SILVA | 2. ARTES, CULTURA E MEMÓRIA |